Com doença rara, menina de 3 anos come lâmpadas e tijolos
Em fevereiro, ela quase morreu depois de comer lâmpada.
Natalie Hayhurst sofre de síndrome rara conhecida como Pica.
A menina americana Natalie Hayhurst, de três anos, sofre de uma doença rara que lhe dá ânsia de comer objetos não-comestíveis, segundo reportagem do jornal inglês "Daily Mirror".
Em fevereiro, a menina quase morreu depois de comer uma lâmpada. Em outra ocasião, ela devorou quase um tijolo inteiro "como se fosse um biscoito de chocolate".
Desesperada, sua mãe, Colleen, de 31 anos, diz que cada dia é uma batalha constante na tentativa de impedir a filha de comer algo que pode até matá-la.
A menina, que mora em Terre Haute, no estado de Indiana (EUA), sofre de uma síndrome conhecida como Pica, no qual a pessoa tem um apetite compulsivo por objetos não-comestíveis e afeta principalmente mulheres grávidas e crianças.
Alemão anda de monociclo sobre garrafas de cerveja por 8,9 m e bate recorde
Eichholz pedalou com sucesso sobre 127 garrafas.
Segundo organizadores, marca anterior era de 7,99 metros.
O alemão Lutz Eichholz, de 25 anos, quebrou nesta segunda-feira (26) em Tel Aviv, em Israel, o recorde mundial ao andar com um monociclo por 8,93 metros sobre uma fileira de garrafas de cerveja. Eichholz pedalou com sucesso sobre 127 garrafas. Segundo os organizadores, o recorde anterior era de 7,99 metros.
Árabe que cobrou pênalti polêmico de calcanhar morre em acidente de carro
Theyab Awana, da seleção dos Emirados, faleceu aos 21 anos
Famoso por ter batido um pênalti de calcanhar em julho deste ano, o meia-atacante Theyab Awana faleceu no último domingo em um acidente de carro nos Emirados Árabes. O jogador perdeu o controle do seu veículo e se chocou contra um caminhão em uma estrada que liga a cidade de Al Ain à capital Abu Dhabi.
O irmão de Theyab, de 13 anos, que também estava no carro, também morreu.
O meia-atacante ficou famoso pelo pênalti cobrado durante a vitória dos Emirados Árabes por 6 a 2 sobre o Líbano. O lance gerou muita polêmica e ele chegou a ser reeprendido pela federação local.Casa de Paulo Miklos, dos Titãs, é assaltada na Zona Oeste de SP
Músico não estava na residência no bairro de Pinheiros.
Ladrões roubaram duas alianças, um bandolim e dois IPads.
(Foto: Reprodução / Globo News)
A secretaria confirmou apenas que os assaltantes invadiram a casa de um músico, sem revelar o nome. A assessoria de imprensa do Paulo Miklos, por sua vez, confirmou apenas que a residência invadida pertence a ele. O integrante do Titãs não quer se pronunciar sobre o caso.
Enquanto lavava a calçada da casa, a empregada da família foi abordada por um homem desconhecido que anunciou o assalto. Em seguida, os outros homens chegaram em um Honda Fit e entraram na residência. Pouco depois, o vigia da rua chegou com um cão da família e também foi rendido.
Enquanto procuravam por joias e cofre da famíia, um dos assaltantes permaneceu do lado de fora da casa. Esse homem ligou para o celular de um dos assaltantes que vasculhavam a casa e anunciou que dois homens, um de moto e um de carro, chegavam à residência. Nesse momento, os suspeitos deixaram a casa levando os pertences da família.
Segundo relatos da empregada e do vigia da rua, os criminosos eram agressivos e ação durou cerca 15 minutos.
Curto&Grosso
Deputado critica governo estadual
“O Estado de Mato Grosso não tem interesse pelas crianças especiais”. O desabafo foi feito pelo deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM) que criticou a ausência da secretária de Educação, Rosa Neide, e da primeira-dama e secretária de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, na Audiência Pública que discutiu os problemas das Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAES) em Mato Grosso. “Os custos da educação especial é infinitamente superior ao do ensino regular, mas o repasse do Estado é inversamente proporcional as necessidades”, criticou Dal’Bosco, responsável pela realização da audiência pública.
França sem medo do "batente"
Roberto França usou seu programa Resumo do Dia, da TV Rondon (SBT), para comentar sua saída do cargo de diretor de Comunicação e Marketing da Agecopa, que está sendo extinta. Numa alusão ao cargo que lhe rendia R$ 12 mil mensais, ele declarou que estava desempregado e que não tem vergonha de trabalhar e que, com toda humildade, iria sair com pastinha debaixo do braço para pedir patrocínio no comércio a seu programa televisivo.
Fábrica de cimento
O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, visitou na manhã desta segunda-feira (26.09) as obras da fábrica Votorantim Cimentos em Cuiabá e se mostrou satisfeito com o andamento das obras que serão concluídas em julho de 2012, um mês antes do previsto. O chefe do Executivo destacou que o Estado irá proporcionar condições em infraestrutura, como asfalto e energia, para o funcionamento da indústria.
Ságuas força barra por cargo
Do RDNews: O Palácio Paiaguás está com os olhares atravessados para o petismo, especialmente em relação à corrente liderada por Ságuas. Ele próprio chamou os filiados para um congresso neste sábado com vistas a eleger William Sampaio como seu sucessor no comando do PT, dentro de um combinado para ficar fora da direção partidária e vir a reassumir a secretaria estadual de Educação. O problema é que o governador não está gostando desse tipo de intervenção na Seduc e é bem provável que não nomeie Ságuas por agora, ou seja, que continue com a também petista Rosa Neide à frente da maior pasta da estrutura do Estado.
Bandido humilha, tortura e estupra jovem na frente do namorado amarrado
Uma jovem foi estuprada ao lado do namorado que assistia tudo sem poder fazer nada porque estava amarrado. O rapaz ainda foi torturado. O casal foi rendido quando chegava em casa de carro na Rua Zequinha de Abreu, no Jardim Costa Verde, área central de Várzea Grande (Grande Cuiabá).
Acionada, a Polícia Militar, segundo declarações de testemunhas revoltadas, demorou mais de duas horas para chegar ao local onde um bandido humilhou e traumatizou, não apenas uma família, mais uma comunidade inteira.
O casal estava chegando em casa por volta das 23 horas deste domingo (25), quando começou o drama das duas vítimas levadas como refém por um bandido armado como uma arma parecida com pistola.
O casal, segundo testemunhas, foi abandonado duas horas depois pelo bandido, que roubou o carro e outros objetos. As vítimas tiveram que ser medicadas no Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (PSM-VG). A jovem violentada passou mal e teve que ser medicada duas vezes e agora vai ficar em observação, pois ainda está traumatizada.
Três são executados a tiros em menos de 24 horas no interior de MT
Dois foram assassinados em Sinop e um em Sorriso, durante o final de semana, revelando que a criminalidade está agindo como se não houvesse segurança pública no Nortão do Estado. Em todos está presente a característica de execução, em que o executor chega e efetua os disparos, sem motivação explícita.
Em Sinop, neste domingo, à tarde, José Carlos Pereira Filho, de 39 anos, transitava de motocicleta pela rua dos Indaiás, no Jardim Violetas, quando uma dupla se aproximou em outra moto. O caroneiro sacou um revólver e efetuou seis tiros contra o mesmo. O Corpo de Bombeiros chegou a comparecer ao local, mas José Carlos já estava morto.
A outra execução na maior cidade do Nortão aconteceu no sábado, de manhã, na rua dos Cambarás, Jardim Novo Estado. A vítima foi um menor de 14 anos, conhecido como "Maranhão", atingido na cabeça por um projétil. Ninguém viu quem matou o adolescente.
Em Sorriso, o executado foi Rafael Fausto Costa, de 20 anos, morto durante a madrugada de domingo. Ele foi atingido com um tiro na cabeça, no bairro São José II, enquanto estava sentado no banco de uma bicicleta e morreu na hora. Do executor ninguém tem pistas
Curto&Grosso
Silval faz mistério
Silval Barbosa
O governador Silval Barbosa (PMDB) confirmou o nome de Djalma Sabo Mendes como adjunto da futura Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa). A afirmação foi feita na manhã de hoje (26) durante visita às obras de uma fábrica. No entanto, ele se esquivou quando perguntado se Eder Moraes, atual presidente da Agência de Execução dos Projetos da Copa do Pantanal (Agecopa), seria efetivado como titular da nova pasta. "Exceto pelo Djalma Sabo, que já era secretário em meu governo, não há ninguém fixo na Secopa, nem o Éder. Sobre os nomes, só vou decidir e falar depois que a Assembleia Legislativa aprovar a lei que cria a Secretaria”, garantiu o governador.
Roberto cobiçado
Depois do DEM, agora é o PP que mira o ex-prefeito de Cuiabá, Roberto França, como trunfo para 2012. Por meio de sua assessoria, o vereador Deucimar Silva revela que espera, para os próximos dias, uma resposta de RF para definir a candidatura da legenda à Prefeitura de Cuiabá. “Fizemos o convite ao companheiro Roberto França e percebi que ele ficou muito contente, diante de nossa iniciativa. Apenas pediu um tempo para pensar e consultar suas bases. Mas, a tendência é de que ele seja nosso candidato a prefeito da Capital”, disse o ex-presidente da Câmara Municipal.
Mal com os eleitores
Do Olhar Direto: Depois da emoção de ver os brasileiros derrotando os argentinos no campeonato Sul-Americano, em Cuiabá, a melhor parte é sempre a premiação, que ficou mais interessante quando o secretário de Saúde, Pedro Henry (PP), e o presidente da Agecopa, Eder Moraes, foram vaiados pelos torcedores que lotaram o ginásio Aecim Tocantins.
domingo, 25 de setembro de 2011
Bocejar pode resfriar o cérebro, diz estudo
Pesquisa reforça tese de que temperatura cerebral é regulada por bocejos.
cérebro, diz estudo. (Foto: AFP Photo / via BBC)
Bocejar pode ser um mecanismo de resfriamento do cérebro, sugere um estudo realizado na universidade de Princeton, nos Estados Unidos.
A pesquisa reforça a tese de que a temperatura dos cérebros é regulada com a troca de calor com o meio ambiente por meio dos bocejos.
Os pesquisadores documentaram a frequência dos bocejos em 160 voluntários no Estado americano do Arizona durante um verão e um inverno.
Eles concluíram que as pessoas tendem a bocejar duas vezes mais no inverno, quando a temperatura externa é muito menor do que a dos seus corpos.
Isto porque o ar mais quente do verão, quando a temperatura é parecida com a dos corpos, não proporcionaria tanto alívio para cérebros superaquecidos.
Andrew Gallup, que liderou a pesquisa, diz que a temperatura cerebral é influenciada pela quantidade de processamentos que o cérebro tem que fazer, a temperatura do sangue e a velocidade com que este sangue corre pelo órgão.
Ele diz que cérebros superaquecidos também causam a sensação de tontura, o que explicaria porque bocejamos quando estamos com sono.
Clientes se assustam ao achar dragão barbudo em banheiro de mercado
Caso ocorreu em Edimburgo, na Escócia.
Entidade tenta identificar responsável pelo abandono.
Clientes de um supermercado em Edimburgo, na Escócia, levaram um susto ao se depararem com um dragão barbudo no banheiro do estabelecimento. O animal tinha sido abandonado no local por um homem não identificado. O dragão foi resgatado por agentes da Sociedade para Prevenção da Crueldade contra Animais (SPCA) da Escócia.
A entidade espera que alguém possa identificar o responsável, já que o supermercado estava cheio no momento. A SPCA destacou ainda que é grande o número de animais exóticos abandonados, há que as pessoas não sabem como cuidar deles.
Em MS, mulher é resgatada após ficar 3 dias em poço; filho não sobreviveu
Mãe e filho viviam em aldeia indígena em Amambai, região sul do estado.
Segundo os bombeiros, vítima foi resgatada e levada a hospital da cidade.
em MS (Foto: Robson Fritzen/A Gazetanews)
Uma mulher de 40 anos foi resgatada três dias após cair em um poço com 15 metros de profundidade em uma aldeia indígena na manhã de sábado (24) em Amambai, a 355 quilômetros de Campo Grande. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o filho da vítima, de 1 ano e 9 meses, também havia caído no buraco mas morreu após a queda.
Populares socorreram a mulher, mas os bombeiros foram chamados para retirar do poço o corpo da criança. Segundo a corporação, líderes da aldeia indígena relataram que mãe e filho estavam desaparecidos havia três dias.
O poço, que fica em uma área de pastagem, continha uma lâmina de três metros de água e era utilizado com frequência pelos moradores da aldeia. Os bombeiros acreditam que a mulher e a criança caíram no local porque não notaram o buraco, já que não havia placas indicando a existência do poço.
A mulher tinha sinais de desidratação e fraqueza, e foi encaminhada a um hospital da cidade.
..............
O investigador da Polícia Judiciária Civil, Udson Fabiano Costa Vital, 40 anos, foi encontrado morto em casa, no bairro Cidade Alta, em Cuiabá, na madrugada deste domingo (25.09). Os primeiros indícios são de suicídio.
A delegada Anaide Barros, que atendeu a ocorrência, informou que o corpo do policial estava em seu quarto, caído ao chão, com um ferimento de arma de fogo na cabeça. A pistola ponto 40 do investigador foi encontrada ao lado do corpo e recolhida para exame balístico, de confronto com projétil retirado da massa encefálica.
A delegada presidirá o inquérito policial. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
Homem é morto a facadas e outro se mata na capital
Duas mortes foram registradas entre a noite do sábado (24) e a madrugada deste domingo (25), em Cuiabá. Segundo os registros da Polícia Civil, um homem foi assassinado no bairro 1º de Março e outro se matou no Verdão.
Denilson Ferreira de Araujo, 43 anos, foi assassinado em frente a uma casa localizada na Rua J do bairro 1º de Março. Conforme a Polícia Militar, ele foi morto com duas facadas, que atingiram o tórax e uma das pernas.
O irmão de Denilson e alguns vizinhos estranharam o crime já que ele não possuía passagens pela polícia e era uma pessoa bem conhecida na região, informou a Polícia Militar. Ainda não há informações sobre o suspeito e a motivação do assassinato.
A segunda morte registrada foi um suicídio. H. da C. V., 40 anos, se matou com um tiro na boca, em uma casa no bairro Verdão.
Morte de africano expõe suspeita de abandono na UFMT
Assassinado em pizzaria, Toni Bernardo teria sido vítima de descaso na instituição
Comovidos com o assassinato do estudante de Economia Toni Bernardo da Silva, 27, natural de Guiné Bissau, país na costa ocidental da África, estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estão cobrando da reitoria uma posição da instituição sobre o caso.
Eles também denunciam que a universidade age com descaso em relação aos estudantes que fazem intercâmbio, como era o caso do estudante assassinado em Cuiabá, na quinta-feira (22) à noite.
Toni foi morto a pancadas, por um empresário e dois policiais militares, conforme revela Boletim de Ocorrência registrado na Polícia, na Pizzaria Rola Papo, no bairro Boa Esperança.
Ele estava no Brasil desde 2006, quando veio estudar Economia, por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). A reitoria da UFMT informou que Toni foi desligado da instituição em fevereiro de 2011 e, desde então, ele estaria vivendo ilegalmente no Brasil.
Os universitários denunciaram ao MidiaNews, na tarde de sexta-feira (23), o que classificam de "descaso" da instituição, no auxilio aos estudantes que participam do PEC-G. Segundo os estudantes, faltam apoio e acompanhamento da UFMT em relação aos estrangeiros, dentro do campus.
O estudante de Letras, Ernani Dias, 25, natural de Angola, disse ao site que todos estão preocupados com a situação que envolve a morte de Toni. E que buscam ajuda da UFMT para enviar o corpo do rapaz para seu país de origem.
"Ainda não sabemos o que fazer. Estamos perdidos, precisamos de ajuda para resolver essa situação. Vamos procurar a embaixada, enviaremos uma carta sobre o ocorrido, vamos anexar o boletim de ocorrência e esperar que sejamos apoiados. Não esta nada fácil", revelou Ernani.
Uma aluna do curso de Direito, que não quis se identificar, amiga de Toni, disse que os estudantes passam por necessidades financeiras. A situação teria se agravado após a greve na UFMT, sem o funcionamento do Restaurante Universitário (RU), que cobra R$ 1 a refeição. Os alunos teriam dificuldades para custear a alimentação.
"Os alunos que vieram da África são de famílias carentes, que não podem ajudá-los. Eles sobrevivem com uma bolsa, na sei o valor, mas não é muito. Com esse dinheiro, eles têm que pagar todas as despesas com aluguel, água, luz, alimentação, locomoção. Com o RU fechado, é pior, pois acaba ficando mais caro para eles. Não existe apoio aos alunos que fazem intercâmbio, eles ficam quase que perdidos em um país estranho", disse a estudante.
A estudante disse ainda que, no caso específico de Toni, houve uma grande omissão por parte da instituição. "Ele [Toni] teve problemas nos estudos, problemas pessoais e se envolveu com drogas. Foi desligado da UFMT e o deixaram aqui. Ele deveria ter sido encaminhado de volta ao seu país de origem. É muito triste toda essa história", afirmou.
"Não sou pedra no sapato de ninguém e não disputarei outra nova eleição", garante Riva
O presidente da Assembleia, José Geraldo Riva, que foi apontado juntamente com o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia Eliene Lima pela Folha de S. Paulo como uma das possíveis “pedras no sapato” do PSD, por correrem o risco de serem enquadrados na Lei da Ficha Limpa, rebateu as críticas. “Não sou pedra para ninguém”, destacou.
“Já disse que não quero disputar mais nenhuma eleição. Tenho mais de 26 anos de vida política, quero continuar contribuindo, mas sem concorrer a nenhum cargo”, afirmou o deputado.
Principal articulador da criação do PSD em MT, José Riva nega que possa manchar a imagem do partido
Sérgio Campos matou eletricista por causa de batida de carro, em 1995
MidiaNews
O poder de Júlio Campos ( foto - na época senador) impediu castigo merecido ao sobrinho assassino
Condenado a 12 anos por homicídio, o advogado Sérgio Leonardo de Campos Braga, 35, teve o crime prescrito na semana passada. A condenação ocorreu pelo assassinato do eletricista João Bezerra da Silva, em fevereiro de 1995.
Os advogados de Sérgio entraram com recurso no Tribunal de Justiça, que retirou uma das qualificadoras e reduziu a pena para seis anos. Sérgio é sobrinho do senador Jayme Campos e do deputado federal Júlio Campos, ambos do DEM, ex-governadores de Mato Grosso.
O Ministério Público Estadual (MPE), à época, recorreu em instâncias superiores que determinou um novo julgamento. A decisão demorou tanto que o crime perdeu a validade, pois, quando matou Bezerra, o hoje advogado era menor de 21 anos.
E, mesmo que fosse condenado em novo julgamento, não teria validade, uma vez que foi retirada a qualificadora pelo TJ.
Para o promotor criminal João Augusto Gadelha, foram nove anos de morosidade da Justiça, que culminou com a impunidade. “Foram tantos recursos que culminaram com a extinção da pena. Toda vez que havia uma decisão, entrava-se com um recurso”, disse.
No entendimento do representante do MPE, a falha no sistema penal contribui para a impunidade. “A ineficácia do Judiciário, associada à inoperância, acaba criando situações como essas”, criticou.
Para Gadelha, somente o Projeto de Emenda Constitucional que limita o número de recursos poderá evitar situações como essas.
Com a decisão, o processo do assassinato de João Bezerra é arquivado.
Entenda o caso
O homicídio ocorreu em fevereiro de 1995, quando Sérgio, então com 20 anos, saía de uma feijoada no bairro Dom Aquino, em Cuiabá. No percurso para sua casa, em Várzea Grande, ele colidiu seu carro com o Fusca dirigido por João Bezerra, que voltava da Sanemat (já extinta), onde trabalhava.
Sérgio, que pertence à tradicional família Campos, comemorava a aprovação no vestibular.
Conforme reportagem da época, feita pelo Diário de Cuiabá, a vítima e o assassino já haviam combinado o pagamento do prejuízo, quando Sérgio ligou para os amigos, pedindo que eles levassem uma arma no cruzamento das avenidas da Prainha e Dom Bosco.
"Ele ligou o carro e atirou contra o eletricista. Em seguida, pegou do bolso da vítima o cheque que havia dado para pagar o prejuízo e o rasgou. Essa foi a comemoração dele por ter passado no vestibular", disse o promotor Gadelha, em entrevista ao jornal.
Sérgio é advogado com registro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro.
Novidades na Secom de Mato Grosso
Secretário Osmar de Carvalho
O Governo de Mato Grosso planeja para os próximos seis meses, o lançamento de um novo Portal. O site traz informações e serviços públicos ao cidadão oferecidos pela web. A grande sacada é a interatividade e as convergências com as mídias sociais. Segundo fontes da coluna, a equipe de profissionais está praticamente contratada. O novo portal cumpre o objetivo de promover a imagem do governo cada vez mais próxima da sociedade e tornar-se uma referência em serviços públicos pela internet.
Governador destaca a importância da valorização da família em cerimônia de abertura do Casamento Comunitário 2011
Da Assessoria/Setas-MT
A valorização da instituição familiar como pilar de uma sociedade de princípios éticos e morais foi destacada pelo governador Silval Barbosa como principal motivador para a realização do Casamento Comunitário 2011, evento promovido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). “A família é a célula-mater da sociedade. É a base de tudo. É a razão da nossa existência. Portanto, investir em políticas públicas com o foco no fortalecimento da família é investir em um futuro melhor para a nossa população”, pontuou Silval Barbosa, durante a cerimônia matrimonial de Pontes e Lacerda, que marcou o início da edição regionalizada desta ação governamental.
Aproveitando o ensejo, o governador de Mato Grosso entrou no clima romântico da cerimônia e anunciou aos mais de oito mil presentes no evento, entre noivos e convidados, o desejo de renovar os votos de casamento com a primeira-dama e titular da Setas, Roseli Barbosa. “Com você, Roseli, eu casaria quantas vezes mais tivesse oportunidade”, exclamou Silval, ao lembrar que já estão casados há 28 anos.
Emocionada com a homenagem e com o resultado do trabalho desenvolvido e acompanhado passo a passo por ela, Roseli Barbosa disse que pretende trabalhar ainda mais para que os valores familiares estejam presentes em todos os segmentos sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário