Contador de visitas

quinta-feira, 16 de setembro de 2010



Silval afirma que Estado vai assumir questão do lixo em parceria com municípios



Da Assessoria

O governador Silval Barbosa (PMDB), candidato à reeleição pela coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar, afirma que, entre as principais propostas na área ambiental, a serem implementadas no Estado a partir de 2011, está o planejamento estratégico para implantar aterros sanitários e usinas de reciclagem e compostagem de lixo. Ele assegura que se for reeleito o governo do Estado irá formatar parcerias regionais, nas imediações de cidades pólos, para encontrar o local adequado e investir os recursos necessários, em parceria com a União, para acondicionar adequadamente o lixo urbano.

“Em Rondonópolis, por exemplo, podemos construir um aterro sanitário que atenda, também, Pedra Preta, São José do Povo, São Pedro da Cipa e outras cidades”, argumentou ele. E os investimentos irão obedecer à nova Lei de Zoneamento Socioeconômico, Ecológico e Ambiental (ZSEE), em tramitação final na Assembléia Legislativa. A informação foi dada nesta quarta-feira (14), durante entrevista ao apresentador Everton Pop, no programa Cidade 40 Graus, da TV Cidade Verde, Canal 12.

Silval assegurou que o governo de Mato Grosso irá empregar recursos próprios e buscar financiamento junto aos órgãos da União, como Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Cumprindo as diretrizes do ZSEE, segundo Silval, a implantação dos novos aterros sanitários irá respeitar a conservação de cabeceiras e margens de rios e córregos, áreas de preservação e o perímetro urbano das cidades.

“A parceria do Estado com as cidades é essencial, porque representa um avanço significativo do ponto de vista ambiental”, resume Barbosa, em resposta à pergunta formulada pelo jornalista Edson Santana, da TV Cidade, de Rondonópolis.

Saúde - Silval também garantiu que irá investir, em saúde, acima do teto constitucional de 12%. “Vamos investir em saúde acima de 15%, mais do que o teto constitucional, que é de 12”, ao assegurar que vai abrir o Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, e o Hospital da Criança, em Cuiabá.

A proposta do governador é zerar a fila de cirurgias eletivas e de exames de média e alta complexidade, assim como ajustar as áreas de referência de média e alta complexidade nas regiões do Araguaia, do Nortão, do Sul e do Vale do Rio Cuiabá. Sival afirma que está estruturando os municípios para ampliar o atendimento.

“Ontem, por exemplo, estivemos em Pontes e Lacerda, firmando um convênio com a Santa Casa [de Misericórdia] e estamos investindo R$ 1,8 milhão, na ampliação. Então será possível instalar áreas de referência em média e alta complexidade”, afirma o candidato peemedebista. Silval reiterou que garantiu os recursos de R$ 130 milhões para a construção do Hospital Universitário, com 250 leitos, e que terá todo o suporte do Estado para a construção.

Segurança – Segundo Silval, o crime organizado será combatido na área de fronteira, por ser a porta de entrada das drogas. “Vamos instalar centros de inteligência nos pólos regionais para unificar e integrar a inteligência. E vou exigir a permanência do governo federal na fronteira, com aumento do efetivo da Policia Rodoviária Federal, Polícia Federal, do serviço de inteligência, da Força Nacional e outros órgãos”, resumiu ele.

Silval informou sobre a aquisição de dois novos helicópteros, sendo que um irá ficar permanentemente fazendo o policiamento na fronteira. O governador também relatou

que realizará concursos periódicos para que a demanda reprimida nos efetivos das corporações da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) sejam supridos, até 2014, principalmente nas Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros. A Polícia Militar está com 6,8 mil homens, mas necessita de 12 mil, enquanto a Civil, atualmente com 2,5 mil, necessita de 4,5 mil policiais.

Dedicação - Silval Barbosa reconheceu que os dias estão longos e as noites, curtas. “Tenho dormido de quatro a cinco horas por noite. Esse é o meu ritmo de trabalho, porque tenho a responsabilidade de governar e fazer campanha”, justificou. O governador agradeceu o eleitorado pelos índices conquistados nas pesquisas de opinião.

“Por onde ando, tendo visitado as pessoas, tenho percebido a receptividade carinhosa da nossa população. Sinto o carinho das pessoas que nos recebem de braços abertos. Isso mostra que estamos no caminho certo”, resumiu ele. E completou. “Tenho orgulho de minha trajetória política e de pertencer ao PMDB, o maior partido do Brasil, que tem Michel Temer como presidente da Câmara dos Deputados e candidato à vice na chapa encabeçada da presidenciável Dilma Rousseff (PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário