Contador de visitas

sábado, 30 de outubro de 2010

Ely Santantonio
Curto&Grosso

Galinho pula a ponte
De um leitor atento do Cacetão Cuiabano, por telefone: “Você está errado quanto ao futuro político de Wilson Santos. Ele está transferindo seu título de eleitor para Várzea Grande. Deve sair candidato a prefeito, concorrendo com Tião da Zaelli, Maksuês Leite e um representante do DEM ainda a ser definido pelos Campos. O páreo será fácil”.
Retorno às origens
O governador reeleito Silval Barbosa (PMDB) zarpou com a primeira-dama Roseli Barbosa para a sua Matupá, onde vota em Dilma Rousseff para presidente e em seu correligionário Michel Temer, para vice-presidente, e passa o feriadão prolongado do Dia de Finados.
Peso na balança
A vitória de Mauro Mendes para governador em cidades importantes como Cuiabá e Rondonópolis o transformam em FATOR DECISIVO nas eleições de 2012. Na Rainha do Algodão deve apoiar Percival Muniz. Na Capital, ele próprio sairá candidato.
Oponente “peso pesado”
Em Cuiabá, segundo analistas, o páreo mais pesado deve ser o deputado Sérgio Ricardo, segundo mais votado no Estado e campeão disparado de votos na Capital.
Convidados de honra
O governador Silval Barbosa (PMDB) e o senador eleito Blairo Maggi (PR) foram convidados pela presidenciável Dilma Rousseff (PT) para acompanharem os resultados das apurações do 2º turno no QG da campanha presidencial em Brasília.
Savi jogou a toalha?

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro Savi (PR), desistiu da ideia de propor a criação do conselho estadual de comunicação Social. Ele oficializou ontem que não vai mais levar adiante a discussão sobre o tema.
Vereador caceteia Fantochico
Trecho de um artigo do vereador Lúdio Cabral: Francisco Galindo repete Wilson Santos. Lembrando Marx, “a história se repete, a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa”. A administração Wilson Santos foi tragédia. Seguindo o caminho do antecessor, a gestão de Chico Galindo se apresenta como farsa, aprofundando maldades. É o que nos mostram as medidas recentes do governo do ex-vice e quase prefeito, que aprofunda as maldades de um mesmíssimo pseudo-modelo de gestão.
Fantochico cínico e malvadinho?
Há algumas semanas, através do seu líder na Câmara, vem a público ameaçar a extinção do passe livre estudantil e a privatização da Sanecap, com o mesmo cinismo do seu antecessor, que só não levou a cabo tais propostas graças a uma forte resistência popular.
“Mandiocão rombudo” nos servidores
Na semana que comemora o dia do servidor público, o ex-vice e atual prefeito anuncia a demissão de mil trabalhadores contratados como prestadores de serviço, especialmente nas áreas de saúde e assistência social. Ao lado disso, anuncia a suposta extinção de 100 cargos comissionados de confiança, mas ao mesmo tempo envia à Câmara um projeto onde cria em torno de 20 novos cargos de “assessores especiais” e conta com a aprovação submissa da quase todos os vereadores.
As asinhas do Vuolo
Deu no RDNews: O parlamentar Francisco Vuolo afirma a aliados possuir perfil para concorrer à Prefeitura de Cuiabá, lembra ter revolucionado a Cultura com cururu e siriri quando foi secretário, deseja entrar na gestão Silval e assumir o PR para ganhar força rumo a 2012.
Wilson babando para falar
Deu no Mídia News: O silêncio do ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), depois de ser derrotado na disputa pelo Governo de Mato Grosso é visto como uma ação estratégica do político.
Na segunda abre o bico?
A partir desta segunda-feira (1º de novembro), dependendo do resultado do segundo turno presidencial, Wilson Santos deve soltar o grito que ficou engasgado durante a segunda etapa do processo eleitoral. O silêncio será quebrado por completo, principalmente, na hipótese de José Serra (PSDB) sair derrotado, na dispita presidencial, neste domingo (31).
Chutado pela cúpula nacional
Durante a campanha, Wilson deixou claro que não teve o respaldo financeiro esperado da direção nacional para a sua campanha em Mato Grosso. Essas declarações afetariam diretamente o relacionamento com a cúpula nacional e o colocariam em uma situação difícil, em caso de vitória tucana.
Traído por amigos de “manguaça”
Segundo as informações, o ex-prefeito também estaria insatisfeito com a atitude de alguns tucanos, durante o pleito eleitoral. Ele já revelaria nomes aos amigos próximos, afirmando que foi traído dentro do próprio ninho. Entre os alvos das críticas estariam tucanos influentes e membros da alta cúpula tucana no Estado.
“Mordido” com Jayme Campos
Wilson deve fazer críticas quanto aos aliados nas últimas eleições, sobretudo, o DEM, que, tradicionalmente, sempre esteve em palanques opostos ao PSDB. O próprio ex-prefeito teria se arrependido amargamente da aliança, que não deu certo. Pelo contrário, até o teria prejudicado na disputa.
Só tinha 50 “charretes”?
O coordenador estadual da campanha pró-Dilma, Luiz Antonio Pagot, comandou neste sábado (29), em Chapada dos Guimarães (município distante a 61 km de Cuiabá) a penúltima carreata desta campanha presidencial, às vésperas do Brasil escolher o futuro do país para os próximos quatro anos. Cerca de 50 veículos (Não é pouco?) - entre motocicletas, caminhões e carros de passeios, percorreram ruas e avenidas da cidade.
Quem está mentindo? Tem mentiroso na jogada, ou tudo é culpa do "ROBUSTO" Caixa III?
Medo da Justiça Eleitoral investigar e "melar" a eleição?
============================

Valtenir rebate Wellington: "não recebi um centavo dele"

Vinícius Tavares (Olhar Direto)

O deputado federal Valtenir Pereira (PSB) rebateu as declarações do também deputado federal reeleito Wellington Fagundes (PR) e negou que o republicano tenha ajudado com envio de dinheiro na reta final de sua campanha para a Câmara Federal.

“O Wellington (Fagundes) não deu um centavo para a minha campanha. Nada disso é verdadeiro. Isto é um blefe do Wellington”, declarou Valtenir por telefone ao Olhar Direto.

A afirmação de Wellington Fagundes foi feita durante reunião da coordenação estadual da campanha da candidata do PT à presidência Dilma Rousseff (PT) com a presença de mais de 300 vereadores no auditório da Fientec, em Cuiabá, no último dia 22.
“Na reta final eu dei um jeito de ‘enfiar’ dinheiro na campanha do Valtenir”, afirmou o republicano no discurso.

Fagundes disse que teria injetado dinheiro na campanha eleitoral de Pereira para garantir que o socialista superasse a votação do empresário Eduardo Moura (PPS). “Fiz isso só para passar raiva no Eduardo Moura”, revelou o republicano.

O presidente regional do PSB lamentou a afirmação de Wellington e disse que esse tipo de manifestação prejudica a sua imagem perante o eleitor e entre os membros da coligação que apoiou a candidatura de Mauro Mendes ao governo do Estado.

“Fica rui pra mim esse tipo de manifestação. Se eu tivesse recebido qualquer ajuda dele eu declararia sem problema. Simplesmente não entendo porque ele disse isso”, questionou-se Valtenir.
Ely Santantonio
Curto&Grosso

O único garantido
Lealdade recompensada... O jornalista Osmar Carvalho deixou a SECOM para reforçar a campanha de Silval Barbosa. Até agora, ao lado da primeira dama Roseli Barbosa, é o único com garantia de permanência no Governo.
Galinho persistente
Impossibilitado de concorrer à Prefeitura de Cuiabá, surgem boatos de que Wilson Santos se candidatará a vereador, de olho na presidência da Câmara Municipal.
Cuidado com o França!
Descontente com algumas posições de alguns colegas na AGECOPA surgem rumores de que Roberto França poderá rever previsões futuras e retornar à política como candidato a prefeito, em 2012.
Não é fácil
Sumido da mídia o radialista e apresentador de TV Walter Rabello. Tudo por conta de descontentamento do chefão da última emissora em que atuou, a TV Rondon. Walter foi reeleito deputado estadual.
Ninguém acredita
Mais esta agora: Murilo Domingos quase morrendo em São Paulo e, na Grande Cuiabá, todo mundo achando que está se divertindo numa mesa de baralho.
De orelha em pé
Boatos dão conta ainda que, por precaução, ex-secretários que denunciaram Murilo passaram a andar com seguranças.
Álibi perfeito?
Tiveram informações de que a doença de Domingos é estratégica. Tipo: “Eu estava hospitalizado quando tudo aconteceu!...”
Com seguranças
Outro que passou a andar acompanhado de Segurança foi Toninho Domingos, ex-secretário de Fazenda na gestão Murilo Domingos. Preocupadíssimo com a reação da família Baracat, que no passado é apontada como “passaporte seguro” desta vida para o “Paraíso”.
Dando risadas
Nessa briga família Domingos X Família Baracat, quem está dando gargalhadas é o “patriarca” da família Campos, deputado federal eleito Júlio Campos.
Muito anos de vida
Também no passado, Julinho costumava ser “cordial” antes de “despachar” os inimigos para uma “vida melhor”. Desejava pessoalmente, com testemunhas, “muitas felicidades, muitos anos de vida e prosperidade”. Depois, segundo “más línguas”, fazia questão de chorar no velório e lamentar a “perda do amigo”..
Ficou com dó?
Particularmente, eu, Ely Santantonio, escapei por pouco dessas tradicionais “generosidades” da Família Campos, especificamente do ex-senador e ex-governador Júlio Campos... Deve ter sentido pena!
Secretário de Planejamento do Estado e filho reagem a assalto em Cuiabá matando um dos bandidos!


Três homens e uma adolescente menor de idade invadiram durante a madrugada a residência do Secretário de Estado de Planejamento, José Gonçalves Botelho do Prado, no bairro Baú em Cuiabá, que reagiu juntamente com o filho matando a tiros um dos assaltantes.

A casa está localizada na Rua H e a tentativa de assalto ocorreu por volta das 5h. O assaltante morto identificado como Fávio Bruno de Sousa levou um tiro dentro casa que acabara de invadir e morreu na calçada. A adolescente foi apreendida.

Conforme informações iniciais do Capitão PM Ladislau do Centro Integrado e Operações e Segurança Pública (Ciosp), o assaltante morto já tinha passagem pela polícia pelo crime de homídio e no momento do assalto portava um revólver calibre 38. Informações do PM também confirmam que o tiro que matou o bandido foi disparado pelo filho do secretário. Os outros dois assaltantes conseguiram fugir.

O secretário José Gonçalves Botelho também já foi Auditor-Geral do Estado de Mato Grosso quando assumiu o cargo em substituição a Sírio Pinheiro em 2007.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Ely Santantonio
Curto&Grosso

À beira da morte?
Deu no VG Notícia, hoje: O prefeito Murilo Domingos (PR) deveria abrir logo mão do cargo. Segundo informações, ele foi levado às pressas para São Paulo, por conta de um problema de saúde. Ainda de acordo com informações, o estado de saúde dele requer cuidados.
Pagando o pato
A população de várzea-grandense não entende porque tanto apego ao cargo - uma vez que durante a campanha ele prometeu que o município teria dois prefeitos. No entanto, não tem sequer um. E quem paga o "pato" é a população. Pense nisso prefeito, ainda há tempo, pare de lutar contra a correnteza, já que não tem mais saúde e nem idade para tantos desgastes.
Curtindo a vida
O grande detalhe é: Na última vez em que Murilo Domingos foi “às pressas para São Paulo” e se “hospitalizou” para tratamento de saúde, foi apanhado em flagrante por um casal de turistas várzea-grandense que o fotografou dentro de um navio cruzeiro assistindo show de Zezé de Camargo e Luciano, cercado de belas garotas, e jogando apostado no cassino do luxuoso transatlântico.
Silval sem mágoas
O governador reeleito Silval Barbosa (PMDB) declarou em entrevista ao Programa Cidade Independente, nesta quinta (28), que não guarda nenhuma mágoa em relação às críticas e acusações que recebeu durante sua campanha eleitoral. As principais críticas proferidas pelos seus adversários no pleito, os candidatos Mauro Mendes (PSB) e Wilson Santos (PSDB), tratavam de um suposto uso da máquina pública.
Sofrimento reprimido
“No momento das críticas você sofre muito por ouvir aquelas injúrias, calúnias, mentiras. Quem acompanhou (o ex-governador) Blairo Maggi e está me acompanhando sabe que nós não guardamos nada debaixo do tapete”, disse.
Serys na China
A senadora mato-grossense Serys Slhessarenko (PT) vai coordenar o grupo de parlamentares brasileiros que participará na próxima semana, de 6 a 8 de novembro, da Conferência sobre Mudanças Climáticas da Organização Globe Internacional. O evento será em Tianjin, na China.
Outra operação da PF
A Polícia Federal junto a 9 fiscais do Ibama realizaram esta semana a Operação ‘Arco de Fogo’ na zona rural do município de Colniza(1.065 Km de Cuiabá). O operação visa combater o desmatamento ilegal na região. Várias madeireiras da cidade foram visitadas, sendo aplicadas diversas notificações e multas. Várias toras de madeira cortadas foram apreendidas e serão doadas a entidades beneficentes.
Savi não se intimida
A assessoria de imprensa do deputado estadual Mauro Savi (PR) negou, na manhã desta sexta-feira (29), que o parlamentar tenha recuado com o pré-projeto de criar um Conselho Estadual de Comunicação Social para fiscalizar o conteúdo divulgado pelos veículos de comunicação locais, contrariando a imprensa local.
Wilson impedido
Ao contrário do que tem pregado a presidente regional do PSDB, deputada Thelma de Oliveira, e outros líderes do partido, o ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos não pode se candidatar novamente à prefeitura da capital em 2012.
Legislação proibe
Isto ficaria caracterizado como um terceiro mandato, o que é proibido pela Constituição Federal. Wilson se elegeu em 2004 e se reelegeu em 2008. Mesmo que tenha renunciado ao segundo mandato em abril deste ano, para concorrer ao governo do Estado, ele não poderá tentar uma nova candidatura a prefeito da capital.
Fantochico ferrado
Mais de 30 engenheiros da prefeitura de Cuiabá estão em greve a partir de quinta-feira (28). Segundo o sindicato, os servidores estavam em estado de greve a cerca de um mês, mas ontem, em assembleia geral, desistiram de aguardar uma nova proposta da prefeitura.
Prefeito "pão duro"?
Os engenheiros pedem aumento do piso salarial que hoje é de R$ 1.100 para 3.000 e um reajuste de 6% nos vencimentos a cada dois anos.
Na pica do Jumentão Poconeano
Deu no RDNews: O vereador por Alto Araguaia Faraó Mendes (PSC) entrou em contradição sobre a origem dos R$ 10 mil apreendidos com ele em 3 de outubro, durante realização do 1º turno, complicando a situação jurídica dele e também do deputado estadual eleito e ex-secretário de Esportes do governo Blairo Maggi, Baiano Filho.
Vaquinhas da família?
Ocorre que Faraó, acusado de comprar votos para Baiano, disse aos policiais que os R$ 10 mil encontrados com ele no dia do pleito eram provenientes da venda de cabeças de gado de sua família.
Êta sepultura cara!
O parlamentar usou a tribuna para se defender, mas ao negar o crime eleitoral acabou entrando em contradição, dando uma nova versão para os R$ 10 mil. Conforme ele, na verdade o dinheiro seria utilizado para fazer o acabamento do jazigo de uma menina que faleceu.
Baiano bastante encrencado
No dia da votação, Faraó foi surpreendido pela Polícia Militar enquanto estava na Vila Aeroporto. Com ele, havia centenas de santinhos de Baiano no interior de seu veículo e, de acordo com a polícia, o dinheiro estava separado em notas de R$ 20.
Mandiocão nos cuiabanos
Os consumidores cuiabanos foram surpreendidos com mais um aumento no preço do etanol. O combustível teve reajuste de mais de 13%. O representante das usinas diz que Mato Grosso ainda tem um bom estoque de álcool, mas os donos de postos culpam a entressafra.
Ante-sala do Inferno
Telespectadores e pacientes do Pronto Socorro de Cuiabá enviaram para a TV Centro América imagens aterrorizantes do box de emergência. No vídeo, fica clara a falta de estrutura, a precariedade e a superlotação do hospital. .. O resto é propaganda eleitoral que não colou!
Ely Santantonio
Curto&Grosso


Será ministro?
Dilma eleita, Carlos Abicalil de volta ao paraíso. Promessa do presidente Lula não é nada fraca. Coisa de ministério.
Cercado de feras!... Não há risco de ser DEVORADO?
Detalhe pra lá de curioso: Eder Moraes tem na assessoria 2 ex-secretários da mesma Casa Civil... Eumar Novacki e o ex-deputado José Lacerda, que conduziu a pasta no governo Bezerra.
Dono da jóia rara
Retornando das férias, Mauro Mendes estreará um bimotor zeradinho no aeroporto de VG. Amigos revelaram que custou cerca de R$ 3 milhões. O preço de um jatinho semi-novo.
Galinho "maquinado"
Por outro lado, seu irmão “siamês”, Wilson Santos, aposentou precocemente o “gipão” e foi visto circulando numa BMW, também zerada.... Quem pode, pode!
Galinho "encasquetado"
Por falar no Galinho Capeta, Muvuca saiu com esta logo cedo: Segundo as más línguas (e boas também), Wilson Santos pode voltar em 2012 se candidatando à prefeitura de Cuiabá.
Silval devendo?!
Do mesmo Muvuca, outro “furo”: No site Midia News, nota afirma que Silval Barbosa também está com dificuldades para saldar dívidas de campanha. -Gozação, né. Só pode!
"Beberei seu sangue!..."
Esse Enock Cavalcanti é mesmo vingativo... Foi só Pedro Taques cortar suas esperanças de ganhar uma assessoria no Senado, para passar a receber “cacete” sem dó no Página do E.
"Comerei suas tripas!..."
Nesta última edição, Enock, com muita categoria e competência, questiona o sacrifício (seu e) de milhares pela eleição de Taques... Tipo: Será que valeu a pena?!

Ely Santantonio

Curto&Grosso

Murro em ponta de faca

Muitos me acham chato, cri-cri, vacilão, desonesto... São muitos os adjetivos, por sempre estar me intrometendo em assuntos que não me dizem respeito.
Aliado para FERRAR
Há alguns anos atrás, o MCCE se aliou ao casal Bezerra (Carlos e Teté) para ferrar com a carreira política de um deputado federal eleito pelo Norte do Estado, também do PMDB.
Flagrante armado
Armou flagrante em restaurante na rodovia que demanda à Chapada dos Guimarães, documentou tudo, e tomou “na marra” o mandato do citado parlamentar, beneficiando Teté que estava na suplência, e que por questão de idade, muita pinga e cigarro paraguaio, não recordo o nome (do perdedor) no momento.
Assessor fantasma?
Ceará sempre foi ligado a Carlos Bezerra, militou no PMDB durante anos, e foi por muito tempo considerado uma espécie de “assessor fantasma” do cacique, em Cuiabá.
Cuspindo no prato em que comeu?

Que aconteceu? A amizade acabou? A “assessoria” MICHOU?... A grande verdade é que, repentinamente, Cearazinho, do MCCE, se volta contra o antigo patrão. E a denúncia está em todos os sites... Nada contra! Cada um sobrevive "dando pulos" conforme a dança!... Mesmo que sob o rítimo de um LAMBADÃO que nada tem de MORALIZADOR!
Chumbo no casal Bezerra
O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) vai denunciar ao Ministério Público nesta sexta (29) o casal peemedebista Teté e Carlos Bezerra, eleitos para Assembleia e Câmara Federal, respectivamente, por crime eleitoral praticado neste ano.
Por que esperou tanto tempo para denunciar?!

Conforme o Movimento, o presidente do PMDB e sua esposa teriam utilizado a estrutura da Empaer para fazer campanha eleitoral, o que configura uso da máquina pública. “Não foi somente o governador Silval (Barbosa) que participou da reunião. Os registros fotográficos demonstram que Carlos Bezerra e sua esposa Teté, ambos candidatos, se valeram da ocasião para fazer campanha e pedir votos.
Dependendo de Ceará, Bezerra já era!
Logo, infringiram a lei, e merecem cassação do registro e do mandato eletivo”, acusou o coordenador do MCCE, Antônio Cavalcante Filho, numa referência a um processo, que corre sob segredo de Justiça, em que Silval é investigado por suposto crime eleitoral.
Ely Santantonio
Cuto&Grosso

"Sou contra"
O governador Silval Barbosa (PMDB) se posicionou ontem contra qualquer tipo de censura à imprensa .
Osmar volta
O governador também confirmou o retorno do jornalista Osmar Carvalho no comando da SECOM-MT.
Gesto nobre de Fantochico
Num gesto sensato e até honesto, Chico Galindo decidiu manter o ex-governador Frederico Campos na Diretoria Financeira da Sanecap... Muitos larápios chiando!
CPI da Saúde
O presidente da CPI da Saúde da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), durante visita ao Hospital Universitário Julio Muller verificou a necessidade urgente da retomada das obras do Centro de Nefrologia de Referência Estadual que encontram-se paralisadas.
Thelma com saudades
Deputada Thelma de Oliveira defendendo as privatizações desencadeadas no governo PSDB, e que poderão retornar em caso da vitória de José Serra. Ela cita como “bom exemplo”Cita como exemplo a concessão dos serviços de telefonia. “Eles falam que não foi bom para o país, sendo que hoje todas as pessoas têm um celular móvel, pois ficou extremamente acessível e foi privatizado no governo Fernando Henrique Cardoso”, acrescentou.
Tudo privatizado no Estado
A onda de privatizações foi tão forte que o marido dela, governador Dante de Oliveira, privatizou tudo o que pode no Estado: Cemat, Bemat, Casemat, tudo que terminava com MAT... Triste em tudo é que Dante se elegeu governador fazendo campanha contra privatização ou fechamento do Bemat, na gestão Jayme Campos. Até vestiu camisetas com slogan contra.
Major... Sentido!!!
Tribunal de Justiça indeferiu recurso e manteve Eumar Novacki no posto de major. Tinha sido promovido por Blairo Maggi a coronel.
Caixa II estufado? Sobrando muito?!
O deputado federal reeleito Wellington Fagundes (PR) afirmou, em discurso proferido na última sexta-feira (22), que “deu um jeito de ‘enfiar’ dinheiro” na campanha eleitoral do também deputado federal reeleito Valtenir Pereira (PSB).
Também contra
O secretário-chefe da Casa Civil, Éder Moraes, considera inviável o anteprojeto de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Savi (PR), que trata da instituição do Conselho Estadual de Comunicação para controlar as informações veiculadas pela imprensa de Mato Grosso. “O governo é contra qualquer tipo de censura ou mordaça aos veículos de comunicação”, declarou. Ele frisa que a posição é a mesma do governador Silval Barbosa (PMDB).

Comunidade Zoró recorre a Riva e pede recuperação de escola



Da Assessoria

O ano letivo dos estudantes da comunidade Zoró poderá ser interrompido caso o Governo do Estado não realize a reforma da escola que atende a etnia. Localizada a 350 quilômetros de Rondolândia, Região Norte de Mato Grosso e distante a 1600 km de Cuiabá, a comunidade indígena recorreu ao deputado eleito José Riva (PP) para mostrar a necessidade de medidas emergenciais para continuar o cronograma escolar durante o período chuvoso.

Uma delas seria a liberação de recursos à aquisição de lonas para proteger o teto da escola que é de palha de babaçu e está bastante danificado por causa da umidade. Desde o início do ano, a Associação do Povo Indígena Zoró (APIZ) tenta viabilizar os recursos através da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), mas até o momento não obteve êxito.

A escola, que funciona em regime de alternância, atende as 23 aldeias da comunidade que tem pelo menos 650 índios Zoró, que vivem da extração de castanha do Brasil. São 198 estudantes para quatro salas de aulas, divididos em oito turmas que cursam do 5º ao 9º ano e também as séries do Ensino Fundamental. Por isso precisam de pelo menos mais cinco salas de aulas para melhorar o atendimento. “Essas melhorias evitam a evasão escolar e a migração indígena para a cidade, que sempre resulta num choque cultural”, avaliou a vereadora Lígia Neiva (PTB), ao acrescentar que além de estragar os materiais, alunos e professores estão ficando doentes devido ao ambiente insalubre dos alojamentos e salas de aulas.

De acordo com a vereadora, o descaso da Seduc com a educação do povo Zoró já vem sendo discutida desde o ano passado, quando o cacique Marcio Kyjanzap Zoró e o presidente da APIZ, Alfredo Sep Kiat Zoró estiveram com líderes indígenas, professores e o diretor da Aldeia Escola Estadual Indígena de Educação Básica Zarup Wej, em audiência com representantes da Seduc.

“As lideranças se mobilizaram para reivindicar a reforma das dependências da escola com a substituição das palhas por telhas ecológicas. Na ocasião, o secretário de Educação se comprometeu a solucionar o problema antes do início das chuvas do ano passado, mas até agora nada foi feito”, questionou.

Com essa situação, alunos e professores têm que deixar seus alojamentos, pois além de molhar as redes e materiais escolares, a estrutura de madeira, paredes e pinturas também estão comprometidas.

Segundo Riva, o assunto é preocupante, e deve ser resolvido com maior celeridade. "A comunidade não pode ficar sem a assistência escolar, e por isso mesmo, o assunto demanda extrema urgência. Vou levar o problema ao governador para conseguirmos uma solução a curto prazo", afirmou.

De acordo com o líder Zoró, em setembro deste ano, a Seduc concluiu o projeto de reforma, porém avisou que não dispõe de orçamento para a realização da obra. A etnia também reclama da aplicação dos recursos destinados ao transporte escolar indígena. Sem o repasse, segundo a vereadora Lígia, a comunidade realiza o transporte com carros de várias aldeias e já acumula uma dívida que ultrapassa R$ 50 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário